Uma das maiores curiosidades das mães quando estão grávidas, é saber se o seu bebê escuta dentro da barriga . A resposta é sim! Por mais incrível que pareça, os pequeninos escutam, mesmo dentro da barriga. Por esse motivo é comum escutarmos que quando a mulher está grávida ela não pode ficar exposta a momentos de estresse, tristeza ou qualquer sentimento ruim. As sensações que a mãe sente é passada para o feto, relatam estudos. A audição do bebê fica apta a perceber sons a partir do terceiro mês de gestação. Qualquer estímulo que a mãe fizer com o seu filho ainda que dentro da barriga refletirá no seu desenvolvimento, até mesmo no seu comportamento no futuro.

Bebê escuta dentro da barriga?

Falar, acariciar, escutar músicas, se exercitar são estímulos que são percebidos pelo feto ainda no útero da mãe, causando tranquilidade e bem estar no bebê. São nesses momentos que o vínculo da mãe e com bebê aumenta, ele ganha segurança e reconhece a proteção da mãe. Então quem escolhe o que faz bem ao feto ou não é a mãe.

O que acontece com a mãe durante a gravidez pode interferir no temperamento do seu filho como por exemplo, momentos de estresse. Bebês que ainda dentro da barriga chutam e se movimentam demais, tendem a ser crianças mais agitadas, irritadas e a mãe pode reverter essa situação acalmando o feto através de músicas, conversas e procurando sempre vivenciar momentos de relaxamento.

Estudos mostram que o feto tem estímulos a músicas, principalmente músicas clássicas, isso é explicado através de estudos, pois no momento em que a mãe relaxa o feto vai desfrutar da mesma sensação, pois ele recebe as mesmas substâncias liberadas pelo cérebro que a mãe recebe no momento de relaxamento.

Outro aspecto importante, é a fala da mãe, conversar com o bebê é muito prazeroso para o feto, a mãe precisa demonstrar seu amor através de palavras e pensamentos de carinho, pois o bebê escuta dentro da barriga.

Bebe escuta dentro da barriga

Bebê escuta dentro da barriga

Impacto paterno

O ventre materno contém barulhos que são perceptíveis aos ouvidos do feto, por exemplo, o som que o sangue faz passando pela veia cava que passa por trás do útero, assim como os batimentos cardíacos da mãe, dentre outros ruídos internos. Além desses ruídos internos, os externos também são percebidos, como as vozes das pessoas. A voz que têm maior impacto para o feto é a voz do pai, por ser um tom mais grave. Muitas mães notam que existe diferença da agitação do bebê quando o pai fala. É muito importante que assim como a mãe o pai também crie um vínculo com o bebê na barriga da mãe, brinque, converse, acaricie. É necessário manter o carinho com a esposa, são fatores importantes, pois o feto sente todas essas sensações.

A prática sexual

Uma dúvida bastante discutida é em relação a pratica sexual durante a gravidez. Será que o bebê escuta? Não se preocupe a criança vai ignorar o que está acontecendo, embora ela perceba que algo está diferente por conta das alterações dos batimentos cardíacos da mãe. A penetração não afeta o bebê, já que muitas pessoas acham isso. O sexo faz bem ao bebê! Quando a mulher está excitada o fluxo sanguíneo aumenta na região uterina e genital da mãe. Mais sangue chegando nessa região, significa que o feto esta recebendo mais nutrientes.

O bebê escuta dentro da barriga, estudos comprovam!