A rotina do sono fica a seu critério, ela pode incluir um banho relaxante, seguido pela troca da roupinha pelo pijama, uma historinha, conversa, uma brincadeira mais tranquila. A única regra é que as atividades tenham efeito calmante. Esse ritual pode ter início em qualquer lugar, mas é preciso que termine no quartinho do bebê, assim ele vai entender que o quarto é sinônimo de descanso. É por isso que é importante que o cômodo seja um lugar gostoso e agradável para o bebê, isso ajuda a criar a ideia de que lá é um lugar de segurança para dormir mesmo que sem a mãe.

O banho pode ser a melhor alternativa a favor do sono. Antes de dormir, dê um banho com água morna no seu filho. Na banheira, ele pode ficar com o corpo imerso por algum tempo até a água quentinha deixá-lo relaxado. Antes ou depois desse ritual, uma outra dica para relaxar é fazer uma massagem usando um óleo ou creme específico para bebês. Se o bebê costuma ficar agitado na banheira, evite fazer isso antes do sono e tente apenas a massagem.

Se pensar em dar de mamar para o bebê logo antes de dormir, esqueça! Associar o sono à alimentação pode trazer muitos problemas para seu filho no futuro. Ao invés disso, deixe a mamada para antes do banho, ou antes da primeira etapa da rotina do sono.

Brincadeiras mais calmas e menos estimulantes são bem-vindas antes de colocar o bebê no berço. Elas podem ser feitas no chão do quarto, da sala, ou em uma poltrona confortável com seu pequeno no colo. Pode ser uma brincadeirinha simples de esconder o rosto, qualquer coisa que distraia seu filho e não o deixe muito excitado. Isso serve para gastar qualquer energia extra que tenha sobrado do dia e possa impedir a rotina do sono.

Uma tática poderosa para as mamães e papais é a música! Cantar para o bebê ou deixar uma música de ninar tocando no quarto pode facilitar muito para que o sono finalmente venha. Cante para o bebê quando ele já estiver no berço, assim ele cairá no sono sem precisar ser perturbado pelo movimento do colo. Se possível, deixe um som com uma música bem calma tocando no ambiente em volume baixo.

 

Matéria Retirada do Blog - Gravidas Antenadas

link da Matéria Completa - Clique e Confira!

Publicado por: Por Patrícia Azevedo em 06/02/2017